quinta-feira, 21 de maio de 2009

"Morte, Juízo, Inferno e Paraíso", Bocage

Em que estado, meu bem, por ti me vejo,
Em que estado infeliz,penoso e duro!
Delido o coração de um fogo impuro,
Meus pesados grilhões adoro e beijo.


Quando te logro mais, mais te desejo;
Quando te encontro mais, mais te procuro;
Quando mo juras mais,menos seguro
Julgo esse doce amor, que adorna o pejo.


Assim passo, assim vivo, assim meus fados
Me desarreigam d`alma a paz e o riso,
Sendo só meu sustento os meus cuidados;


E, de todo apagada a luz do siso,
Esquece-me(ai de mim!) por teus agrados
Morte,Juízo,Inferno e Paraíso.


Bocage, Manuel Maria Barbosa du - Sonetos de Bocage.Lisboa: ed. Unibolso,s/d, pag.80

Recolha de Sílvia Moreira

* Obra do acervo da Biblioteca desta escola

Sem comentários:

Enviar um comentário